Em Foco

Innovación y Eficiencia Energética para la modernización del sector eléctrico

Innovación y Eficiencia Energética para la modernización del sector eléctrico": la experiencia brasileña.

Mis agradecimientos al Ministerio de Energía y Minas del gobierno peruano y a GIZ Perú por la invitación para palestrar sobre el tema "Innovación y Eficiencia Energética para la modernización del sector eléctrico": la experiencia brasileña.
Esta palestra es parte de una série de webinar donde son discutidos los principales temas que preocupan a los tomadores de decisión de ese pais. Se planea una intervención en el sector energía del Perú, en la cual propone mejorar las condiciones regulatorias, institucionales y técnicas para la integración de Energías Renovables (ER) y el incremento de la Eficiencia Energética en sistemas de distribución, adaptar las directrices de inversión para las Empresas de Distribución Eléctrica (EDE), pilotear tecnologías innovadoras, implementar nuevos modelos de negocio y difundir el conocimiento generado a los diferentes actores del sector eléctrico. El proyecto contribuye a la agenda 2030 a través de los objetivos de desarrollo sostenible (ODS) 7 (Acceso a energía asequible, confiable, sostenible y oportuna para todos) y al ODS 13 (combate al cambio climático) así como algunas contribuciones determinadas a nivel nacional (NDC) comprometidas por el país.

Fonte: Facto Energy
Capacitação em editais de P&D e Eficiência Energética/Aneel

Capacitação em editais de P&D e Eficiência Energética/Aneel

Gratificante experiência tivemos ao ministrar o programa de Capacitação em editais de P&D e Eficiência Energética/Aneel. A capacitação teve uma carga horária de 40h e teve como público-alvo professores da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT). Ao todo participaram 40 professores de institutos federais, de todas as regiões do país.

O principal objetivo foi preparar os docentes da Rede Federal EPCT, para apresentar propostas aos editais de P&D e EE do setor elétrico, visando uma maior participação destes em projetos financiados pelos programas regulados pela ANEEL.

A iniciativa foi liderada pelo Ministério da Educação –MEC com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Agradecemos aos professores pela enriquecedora troca de experiências e as organizadores Roberta Knopki (GIZ ) e Marco Juliatto (MEC) pela oportunidade.



Fonte: Facto Energy
Webinar de encerramento

Webinar de encerramento

Ontem 14/05 cumprimos com sucesso a última etapa do projeto de P&D patrocinado pela Light SESA que viabilizou o desenvolvimento do sistema, EMA- Energy Management Analytics, plataforma de gestão energética de baixo custo, composta de um software de gestão, um hardware para submedição e um módulo de Insights baseado em algoritmos de machine learning. Obrigado Light pela parceria!

Fonte: Facto Energy
Capacitação Light Ferramenta EMA-Energy Management Analytics

Capacitação Light Ferramenta EMA-Energy Management Analytics

Realizamos no dia dia 20 de abril o 1º evento de capacitação dos funcionários da Light SESA, no uso da plataforma de gestão energética EMA-Energy Management Analytics . O treinamento faz parte da última etapas do projeto de P&D executado pela Facto Energy e a Tecnoclade Sistemas. A plataforma EMA consiste de 03 módulos: um completo software de gestão energética, um hardware de baixo custo e módulo com modelos de otimização, previsão e de machine learning.

Fonte: Facto
Encerramento Projeto Gestão Energética CIdade de São Bernardo-SP

Encerramento Projeto Gestão Energética CIdade de São Bernardo-SP

No dia 28 de fevereiro na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, aconteceu o encerramento do projeto GEM (Gestão Energética Municipal) da prefeitura de São Bernardo do Campo-SP. O projeto foi patrocinado pela ENEL Distribuição São Paulo e executado pela Facto Energy como parte do PEE/Aneel (Programa de Eficiência Energética) da ENEL. Com este evento já são contabilizados projetos em 18 cidades paulistas, todos geridos por profissionais da Facto Energy, contribuindo de maneira concreta para a otimizacao dos recursos públicos, aumento da eficiência energética e capacitação dos servidores dos municípios brasileiros. Entre os resultados apresentados hoje estão: -Apresentação de 10 projetos de EE e fontes renováveis; -Plano diretor de energia para um horizonte de 5 anos, indicando um potencial de redução anual no consumo de 10,72%, equivalente a quase R$ 4 Milhões anuais; -Diagnóstico da contratação de demanda de todas as UC (A4) indicando um potencial de redução de R$ 508 mil / ano;  -Capacitação dos servidores em Eficiência e Gestão Energética Municipal e fontes alternativas de energia hashtagGEM hashtagGestãoEnergética hashtageficiênciaenergética hashtagfactoenergy hashtagprefeitura hashtagEnergy hashtagenergiasrenovables hashtagenergiasolar hashtagcidadesinteligentes hashtagenel

Fonte: Facto Energy

"Avaliação da Política de P&D do Setor Energético no Brasil e Recomendações de Melhoria

No dia 21/02 foi realizado no Rio de Janeiro o evento organizado pela ICF Consulting em parceira com a Facto Energy: "Avaliação da Política de P&D do Setor Energético no Brasil e Recomendações de Melhoria". O encontro teve como objetivo Apresentar os primeiros resultados da avaliação das políticas atuais de P&D no setor de energia no Brasil e discutir oportunidades para reduzir eventuais ineficiências do processo e otimizar o uso destes recursos visando acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e buscar soluções para a demanda crescente por energia no país.



Fonte: Facto Energy
Workshop Observatório para Cidades Sustentáveis

Workshop Observatório para Cidades Sustentáveis

Nos dias 18 e 19 de fevereiro em Brasilia a hashtagFactoEnergy apresentou alguns dos desafios energéticos para as cidades brasileiras nos próximos anos. A apresentação fez parte do "Workshop Observatório para Cidades Sustentáveis", organizado pelo Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE). O projeto tem como objetivo promover a criação de soluções de sustentabilidade no contexto brasileiro e o uso de indicadores para elaborar tipologias de cidades.

Fonte: Facto Energy

"Benchmarking Internacional da Expansão da geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis"

Já está disponivel o estudo desenvolvido pela Facto Energy "Benchmarking Internacional da Expansão da geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis". Este estudo foi encomendado pela GIZ e pelo TCU e desenvolvido durante o ano 2018.
A publicação contém informações atualizadas acerca de diversas experiências para inserção e expansão da participação de energias renováveis nas matrizes de energia
elétrica de 10 países selecionados, quais sejam: África do Sul, Alemanha, Chile, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos (Estado da Califórnia), Índia, Itália e México. O estudo está disponivel para download na sua versão completa e também como Sumário Executivo no endereço (https://lnkd.in/eWF9TGA)

Fonte: https://portal.tcu.gov.br/pt_br/energia/informacoes/energia-renovavel.htm
Análise do Impacto Regulatório da Micro e Mini Geração Distribuída

Análise do Impacto Regulatório da Micro e Mini Geração Distribuída

No dia 22/10 apresentamos na ANEEL, os resultados do estudo "Análise do Impacto Regulatório da Micro e Mini Geração Distribuída". O estudo foi encomendado pela GD Solar, Canadian, ABB e BRL, principais agentes do segmento de geração distribuída fotovoltaica no Brasil. O objetivo principal desta consultoria foi subsidiar tecnicamente a estes agentes, visando sua contribuição para o aprimoramento das regras aplicáveis à micro e mini geração distribuída, participando da consulta pública no contexto da Nota Técnica n° 0062/2018-SRD/SCG/SRM/SGT/SRG/SMA/ANEEL. Entre os objetivos do estudo estiveram:

(i) Cálculo do aumento ou Decréscimo anual real da tarifa de energia elétrica;
(ii) Avaliação do impacto da simultaneidade entre consumo e geração;
(iii) Atualização do mercado potencial para geração local e remota e a taxa de crescimento anual do mercado potencial;
(iv) Estimar a energia evitada pela micro ou minigeração distribuída;
(v) Estimar a redução das perdas técnicas na distribuição e rede básica
(vi) Apresentar proposta alternativa de remuneração do fio das empresas de distribuição.
Os resultados foram apresentados a ANEEL para sua avaliação.



Fonte: GD Solar